O BEM VESTIDO.

26 May

Finalmente o post sobre a entrevista com Scott Shuman, mais conhecido como o “O BEM VESTIDO” traduzindo, se faz algum sentido em portugues,  Sartorialist ( SARTORIAL = BEM VESTIDO e no caso o “list” seria a criacao da palavra de quem faz o BEM VESTIDO).

http://thesartorialist.blogspot.com/

Picture 3

Esse da foto nao eh ele nao, esse eh uma foto tirada POR ele. O Sartorialist basicamente funciana assim: O Scott tira fotos pelo mundo de pessoas que ele considera estilosas por algum motivo, nao necessariamente pelo look todo mas talvez por um detalhe, uma combinacao interessante, uma postura ou mera atitude. Raras sao as pessoas que podem trabalhar unicamente em cima de seu proprio “feeling”, essa palavra tao dificil de explicar e que eh nata de soh alguns pobres mortais. Scott Schuman tem esse tal de “feeling” para as coisas que ve, para moda, para fotgrafia. Em um ano o seu blog se tornou referencia de moda e fonte de inspiracao para estilistas no mundo todo e hoje, ele tem uma coluna na revista americana HQ, eh consultor do site STYE.COM e vive por ai fotografando campanhas e mais campanhas de moda. No Brasil, ele veio fotografar a campanha de um shopping de luxo em Sao Paulo e foi nesse shopping que eu o entrevistei para o meu programa na Fashion TV, o MAG.

Scott soh me confirmou varias observacoes que eu ja tinha sobre estilo no Brasil. A primeira coisa que ele disse quando me viu foi: “I thought you would be brunet and had long hair!” Exatamente, obrigada Scott pelo elogio. Elogio nao por ser loira nem por ter cabelos mais curtos, mas pelo elogio de nao me colocar no mesmo saco do que todas as outras mulheres brasileiras. Quando perguntei o que ele achava dos brasileiros ele logo respondeu: “Falta variedade no Brasil, as pessoas sao muito bonitas aqui, ate mais do que em outros lugares do mundo, mas elas se vestem todas iguais!” . Eu assino em baixo, quando coloco um chapeu, por exemplo, me sinto como um E.T. andando na rua. Mas nao era soh de falta de estilo que ele fala, completou: ” Perguntei para uma menina porque ela nao cortava o cabelo para deixa-lo mais curto, afinal ela era linda e ia ficar mais bonita ainda como cabelo mais curto e ela me respondeu: Se eu fizer isto, os homens nao vao gostar de mim”.

O que mais me impressionou nao foi soh o jeitao americano de ser, super cuidadoso com o que fala, querer ser “engracado” o tempo todo e o sotaque nova iorquino, mas sim a sua “esperteza” palavra horrivel em portugues, eu mais uma vez completamente LOST IN TRANSLATION, mas a palavra correta seria SMART. O cara fez o que ninguem fazia na epoca, uma ideia simples, facil, que nao custa nada. Boas ideias geralmente nao tem custo e por isso mesmo dao certo. Fotografar as pessoas na rua passou a ser o seu trabalho e ao longo do tempo ele foi aprimorando a fotografia ate chegar a um nivel de suas fotos parecerem vindas de um catalogo de moda, sem ser um catalogo de moda.

Picture 5

Picture 4

Picture 6

Essas sao algumas das fotos que foram postas em seu blogo recentemente.

Afinal, o que eh tendencia? O que eh estilo? Essas perguntas sao um “pouco” respondidas com o seu trabalho e ao mesmo ele esta ai para cada vez mais descontruir tambem esses conceitos da moda. Qualquer um pode ter estilo, pode lancar uma tendencia. Aos olhos de Scott, as pessoas mais estilosas sao aquelas que nao se prendem a moda. Ouviram brasilerias?

DSC01112

O proprio, Scott Schuman, em Sao Paulo.

One Response to “O BEM VESTIDO.”

  1. Paula May 26, 2009 at 11:02 pm #

    ACHEI SENSACIONALLL..ESSA REPORTAGEMM..e o comentariooo..eh isso mesmoo aqui falta muita personalidade para as brasileiras…sao todas com o mesmo estilo,o mesmo corte de cabelo…parece que aqui as pessoas tem medo de ser diferente,de ter personalidade.
    Carla parabenssss,muito bom..eu sinto o mesmo quando saio na rua uso chapeu,ou uma botinha mais curta,ou roupas diferenciadas,o pessoal olha pra minha cara como se fosse um ET MESMOOOOOOO hahaha
    demaisss..adorei bjossss

Leave a Reply

